5. INTRODUÇÃO
Nesta seção do manual você vai encontrar conteúdo sobre a importância da arborização urbana isto é, porque arborizar uma cidade, assim como conhecimentos básicos sobre árvores que precisam ser lembrados. Você ainda verá como que este conteúdo está relacionado com o município de Ivoti, por razões ambientais e sociais.
5.1. O QUE É ARBORIZAÇÃO URBANA¶
A arborização urbana é o conjunto de vegetação arbórea presente no perímetro urbano de uma cidade. Isso inclui as árvores do sistema viário (e.g., canteiros de avenidas, passeios públicos, calçadas, estacionamentos), as árvores das áreas verdes públicas (e.g., praças e parques), a vegetação arbórea presente nas margens dos cursos d'água (i.e., mata ciliar dos arroios que atravessam os bairros), a vegetação presente em áreas não edificáveis (e.g., encostas, áreas muito declivosas, etc.) e ainda a vegetação arbórea das áreas de domínio privado (e.g., pátios residenciais, industriais e de condomínios).
Alguns autores consideram a gestão da arborização urbana como a gestão das formações florestais urbanas, ou se preferir, da floresta urbana. Logo, incluem também qualquer vegetação, independente de ser de porte arbóreo, arbustivo ou herbáceo, já que existem interações ecológicas entre toda a flora e a fauna, sinantrópica ou não.
ARBORIZAÇÃO URBANA INCLUI:
- Todas as árvores e canteiros nas calçadas;
- Todas as árvores e canteiros das avenidas;
- Todas as árvores e canteiros das praças e parques;
- Toda vegetação das áreas verdes públicas;
- Toda vegetação das áreas de preservação permanente;
- Todas as árvores dos pátios privados;
- Todas as árvores dos estacionamentos públicos e privados;
- Toda vegetação florestal remanescente na cidade;
- Todas as árvores que se localizam no perímetro urbano de uma cidade;