Skip to content

6.5. PLANEJAMENTO DA CIDADE

Além da diversidade de espécies arbóreas, no planejamento da arborização urbana há que se considerar ainda a diversidade de condições ambientais em uma cidade e sua dinâmica. O planejamento a longo prazo da cidade em si, de sua expansão, de sua estrutura viária, de seu plano diretor influencia e é influenciado pelo planejamento da arborização urbana. Lembre-se sempre da longevidade das árvores e das ralações afetivas que a comunidade constrói com elas ao longo desse tempo.


Em 2013 a cidade de Porto Alegre viveu uma polêmica significativa sobre o corte de tipuanas (Tipuana tipu), árvores exóticas, que se encontravam às margens da avenida em frente ao Gasômetro. Visando a implantação de um projeto de revitalização de toda a área da orla do Guaíba, estava previsto o corte destas árvores. Acontece que muitas vezes, apesar das auditorias públicas e dos esforços de comunicação antecipados sobre o plano, muitos cidadão só se dão conta do que está por acontecer depois de tudo aprovado pelos poderes representativos da coletividade ou ainda no dia em que as motosserras são ligadas.


Situações como essa geram crises que podem trazer consequências desastrosas tanto para o desenvolvimento da cidade, como para o desenvolvimento da arborização urbana.


IMPORTANTE

No planejamento da cidade, de sua expansão, de sua estrutura viárias, do seu plano diretor jamais esqueça de incluir as árvores, pois a presença ou ausência destas trará consequências à rotina dos munícipes tanto quanto o fazem as ruas e os prédios.


6.5.1. O Plano Diretor

O Plano Diretor de um município, associado ao Código de Obras, talvez sejam as normativas municipais mais importantes do ponto de vista do desenvolvimento físico da cidade. Durante a criação ou atualização do Plano Diretor são estabelecidos setores de desenvolvimento econômico, são considerados o crescimento do trânsito de pedestres e veículos, e estabelecido o plano de crescimento urbano como um todo. Isso implica considerar espaço para áreas verdes como parques e praças, espaços para o comércio, a indústria, os serviços e a moradia.


Anexo do Plano Diretor de Ivoti

Uma rua arborizada com a mesma espécie facilita a percepção de forma conferindo uma estética geralmente mais agradável aos olhos do que uma rua diversificada. Fonte: Anexos do Plano Diretor de Ivoti

6.5.2. O Código de Obras

Já no Código de Obras são estabelecidas alturas máximas de prédios, áreas não edificáveis como recuos e percentual de pavimentação, os sistema de saneamento que inclui drenagem pluvial, abastecimento de água potável, tratamento de esgoto e gerenciamento dos resíduos. E também é aqui que são definidas as larguras das calçadas.


Página inicial do Código de Obras de Ivoti

O Código de obras é outra normativa municipal essencial ao conhecimento para o planejamento da arborização urbana. Fonte: Código de Obras de Ivoti

Em cada um desses setores e por cada uma destas camadas de organização e implantação de estruturas físicas na cidade haverá a interação com seres humanos e árvores. Estas últimas estarão exercendo seus benefícios e impondo as suas próprias dificuldades de convívio.


O que se deseja é jamais negligenciar a arborização urbana durante a elaboração dos planos e projetos urbanísticos. Lembre-se da longevidade das árvores.

Back to top